A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio da coordenadoria de Atenção Primária à Saúde e do Programa Saúde na Escola (PSE), lançou, na quinta-feira (23/09), um manual de biossegurança para o início da retomada das aulas presenciais na rede municipal. O lançamento foi feito durante a reunião dos diretores escolares municipais, que acontece semanalmente de forma virtual.
De acordo com a gerente do PSE, Larissa Araújo, a suspensão das aulas por conta da pandemia fez com que professores e alunos tivessem que se ajustar rapidamente às novas formas de ensinar e aprender. “Com o movimento de retomada das aulas presenciais, justificado pela importância da educação escolar para o desenvolvimento intelectual, social e emocional das crianças, dos jovens e das famílias, viu-se a necessidade de preparar a comunidade escolar para novas práticas a partir das perspectivas científicas sobre os cuidados de prevenção, promoção e reabilitação em saúde”, explicou.
O manual foi elaborado pela SMS por meio do PSE em parceria com a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) e da Vigilância Sanitária (VISA), e contém orientações e recomendações para profissionais das escolas de Educação Básica do município de Sobral sobre biossegurança. O manual tem o objetivo de auxiliar na proteção contra a transmissão do coronavírus, baseado em diferentes documentos e protocolos de biossegurança.