De 7 a 9 de fevereiro, representantes da Secretaria da Saúde de Sobral participaram de uma oficina para implementação de Grupos de Apoio ao Autocuidado (GACs), na cidade de Paulista, em Pernambuco.
O momento foi facilitado pela Netherlands Leprosy Relief (NHR/Brasil), que é uma organização social sem fins lucrativos, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O GAC é uma estratégia de acolhimento e cuidado às pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares, e tem por objetivo estimular a promoção do autocuidado apoiado, o diálogo e a escuta. Além disso, o espaço dos GACs deve favorecer o cuidado à saúde mental, a redução do estigma e o preconceito em relação à hanseníase. Por isso, a NHR e a OPAS reforçam a importância da implementação desse grupo, principalmente nos países endêmicos e hiperendêmicos para a hanseníase, a exemplo do Brasil.
Deste modo, o município de Sobral, assumindo o seu compromisso social e sanitário ao enfrentamento das Doenças Negligenciadas Tropicais, estará implementando, a partir de um projeto piloto, os GACs, como forma de melhor qualificar a assistência ofertada às pessoas acometidas pela hanseníase.
Participaram da oficina a gerente da Atenção Primária à Saúde (APS), Danielli Mendes; a docente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), Vitória Amaral, e a fisioterapeuta do Centro de Reabilitação de Sobral, Liduina Joyce.