Na tarde da última terça-feira (23/05), profissionais da Secretaria da Saúde de Sobral participaram da palestra “Prematuridade: estratégias de prevenção, cuidado e rede de apoio“, com a pediatra Juliana Pinto e a obstetra Priscila Queiroz, ambas profissionais lotadas na Estratégia Trevo de Quatro Folhas. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, às 14h, e contou com a presença da vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, da secretária da Saúde, Letícia Reichel, e do articulador do selo UNICEF no município, Emídio Silva.
A vice-prefeita, em sua fala, destacou que a Semana do Bebê, que acontece até o próximo dia 26, é o reflexo dos trabalhos que são cotidianamente realizados no município. "A semana faz parte de articulação do Selo UNICEF, mas veio para coroar o trabalho voltado à primeira infância que vem sendo feito nos territórios, por meio das secretarias municipais"
A secretária Letícia Reichel reforçou a importância da participação da Saúde nas garantias de segurança para as crianças sobralenses. "A Semana do Bebê tem o objetivo de garantir uma segurança adequada para crianças de até seis anos, e isso vai de encontro com o que a Estratégia Trevo de Quatro Folhas propõe. Apesar do Trevo trabalhar com crianças de até dois anos, ambos têm esse objetivo de garantir a vida e a segurança para crianças e mães, sejam estas grávidas ou puérperas".
O momento contou também com a entrega do Selo de Quatro Folhas aos 16 Centros de Saúde da Família de Sobral que não registraram óbitos materno, fetal e infantil evitáveis no ano de 2022. A XIII Semana do Bebê de Sobral é realizada pela Prefeitura de Sobral e conta, nesta edição, com mais de 500 ações descentralizadas que têm como foco desafios e soluções das políticas públicas voltadas para a qualidade, principalmente da primeira infância no município.