A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Célula de Saúde da Mulher, realizou, entre janeiro e junho de 2022, a aplicação de 89 Dispositivos Intrauterinos (DIUs) em mulheres sobralenses. O número ultrapassa o recorde anual de 45 DIUs aplicados em 2021.
A gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Dias, comemora o resultado e ressalta que o método está disponível para todas as pessoas com útero. “Até hoje a procura tem sido feita apenas por mulheres cis, mas também está disponível para homens transexuais e pessoas não binárias que desejem a aplicação do dispositivo”, destacou.
O DIU é um dos contraceptivos reversíveis mais seguros e eficazes, que podem ser utilizados por pacientes de todas as faixas etárias, mesmo que ainda não tenham tido filhos. Após o parto, seja normal ou cesariana, o DIU também é uma ótima opção para contracepção, podendo ser inserido após 40 dias do nascimento do bebê.
“Uma grande vantagem dos DIUs em relação a outros métodos é que sua eficácia não depende de que a paciente se lembre diariamente de tomar um comprimido ou da data da próxima injeção”, destacou Suelem. “É importante frisar que o DIU não previne contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso, o uso da camisinha externa e interna devem ser sempre mantidos”, concluiu.
Suelem conta que qualquer mulher pode solicitar o DIU, mas precisa estar com o exame de prevenção atualizado nos últimos seis meses e, para o caso de mulheres que ainda não têm filhos, um ultrassom transvaginal. “A solicitação é feita por meio do Centro de Saúde da Família que acompanha a pessoa. Os exames devem apresentar resultados normais e a aplicação é marcada pela equipe de regulação”, explica a gerente.
O DIU de cobre é fornecido, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e sua colocação é feita no consultório médico e dura em média cinco minutos. Seu índice de falha varia de 0,2 a 0,8%.