A Secretaria da Saúde, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, promoverá, no período de 22 a 26 de novembro, a IX Semana Municipal do Adolescente e a III Semana de Prevenção de Gravidez na Adolescência, com o tema “Planejar. Sonhar. Viver. A vida é mais do que se vê”. Haverá ampla programação em equipamentos e espaços públicos, com o intuito de dialogar com adolescentes e aproximá-los das políticas públicas ofertadas pelo município.
A abertura acontecerá na segunda-feira (22/11), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com apresentação de grupos de adolescentes e roda de conversa sobre juventude e gestão pública. De acordo com o gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Carlos Romualdo, os eventos terão como público alvo adolescentes de 10 a 19 anos, e acontecerão de maneira descentralizada, buscando alcançar o maior número de adolescentes com as atividades, que vão desde a I Copa de Futebol Digital das Estações Juventude, palestras e rodas de conversas nas escolas e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), até ações interativas em espaços públicos.
Serão promovidas atividades que colaborem para o enfrentamento dos diversos desafios a que são expostos na atualidade, tais como o contexto de pandemia, valorização da vida e prevenção ao suicídio, gravidez na adolescência, saúde mental, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, evasão escolar, direitos dos adolescentes, entre outros temas.
A realização da IX Semana Municipal do Adolescente e da III Semana de Prevenção de Gravidez na Adolescência envolverá diversas instituições do poder público e sociedade civil, articulando e fortalecendo a rede de atenção ao adolescente e garantindo aos jovens o direito e acesso às políticas públicas. As ações contarão com parceria das secretarias da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel); da Educação (SME); dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas); da Cultura e Turismo (Secult) e do Gabinete da Vice-Prefeitura. Também serão parceiros o Instituto Teias da Juventude (ITJ) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA), por meio da Liga Interdisciplinar de Promoção à Saúde do Adolescente (Lipsa).