Pensando no acolhimento humanizado para gestantes de alto risco, a Secretaria da Saúde de Sobral oferece um serviço de pré-natal especializado para gestantes de alto risco no município. A Célula de Saúde da Mulher acompanha, atualmente, 324 mulheres nos mais diversos estágios de gestação.
A gravidez é um momento especial para as famílias e único para as mulheres, mas inúmeros fatores podem tornar esse período mais complicado, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, hepatite, HIV, obesidade ou mesmo uso abusivo de drogas. Pensando nisso, o município oferece um serviço multidisciplinar que conta com obstetras, ultrassonografistas especializados, enfermeira obstetra, técnicas de enfermagem, nutricionista e psicóloga.
A gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Dias, explica que os casos são tratados de forma humanizada e individualizada, respeitando as particularidades de cada situação. “O objetivo do serviço é humanizar o atendimento e, para isso, é preciso dedicar atenção especial a essa parcela de mulheres grávidas, que apresentam ou apresentarão problemas que podem ser desencadeados nesse período ou portadoras de doenças que podem se agravar durante a gestação. A equipe multiprofissional tem como meta qualificar e ampliar a oferta do cuidado na rede de serviços, melhorando a resolutividade, promovendo a maternidade segura e reduzindo a morbimortalidade materna e perinatal”, explica a gerente.
O acompanhamento começa imediatamente após a identificação do caso pelo Centro de Saúde da Família (CSF) que a gestante frequenta. “Logo que a mulher identifica a gravidez, ela deve procurar o Centro de Saúde da Família para iniciar o pré-natal e lá ela será classificada de acordo com os riscos existentes. Se a equipe do CSF perceber que aquela tem uma gravidez de alto risco, a gestante vai ser encaminhada para o acompanhamento especializado no Pré-Natal de Alto Risco de Sobral”, explica Suelem.
Uma das gestantes acompanhadas pelo Pré-Natal de Alto Risco, Luciana do Nascimento, é acompanhada pelo Centro de Saúde da Família Hebert de Sousa (Padre Palhano). Ela já é mãe de uma menina de cinco anos e disse que o acompanhamento especializado fez a diferença no pré-natal dessa nova gestação. “Estou grávida da minha segunda filha e descobri um quadro de diabetes. Isso me preocupa muito, principalmente, quando penso na saúde da neném. Aqui eu sou acompanhada pelo doutor Carlos Arcanjo e ele tira todas as minhas dúvidas, além de me acalmar sobre o dia do parto”, conta ela.
De acordo com o Ministério da Saúde, a redução da morbimortalidade materna e perinatal está diretamente relacionada com o acesso das gestantes ao atendimento pré-natal de qualidade e em tempo oportuno, no nível de complexidade necessário. Em Sobral, o serviço é oferecido no Centro de Especialidades Médicas (CEM) desde 2005, ano de inauguração do equipamento que é referência para esse tipo de atendimento. Anualmente, são realizados até 4 mil atendimentos no município.