Nesta quinta-feira (22/02), a Prefeitura de Sobral realizou, no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, o lançamento da Cartilha Flor do Mandacaru, projeto sobralense que nasceu vinculado à Estratégia Trevo de Quatro Folhas e que tem por objetivo principal prevenir a gravidez na adolescência, sendo desenvolvido pela rede de atenção básica da Secretaria da Saúde.
O projeto é referência em apoio à Saúde do Adolescente e na redução dos índices de gravidez na adolescência, atendendo jovens de 10 a 19 anos e fornecendo um espaço para escuta, atendimento e reflexão para conversas diversas.
A cartilha apresenta os diversos fatores e particularidades do programa que fazem o projeto ter sido tão bem sucedido no município, tais como: a ideia inicial do programa; as estratégias e articulações realizadas no município, meios utilizados como portas de entrada para os atendimentos; a eficácia das oficinas realizadas nas escolas e; os projetos sociais, os jogos didáticos implementados pela equipe e os depoimentos de adolescentes acolhidos atendidos.
Durante o lançamento, o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, destacou a importância do registro da Cartilha para o conhecimento das experiências realizadas em Sobral.
Foram atendidos individualmente mais de 3 mil adolescentes, de 2008 a 2022. Além disso, as oficinas, desde 2017, quando elas começaram a ser oferecidas, até 2022, foram realizadas 569, com a participação de quase 9,5 mil adolescentes. Entre os jovens atendidos está Rafael Correa, que durante o evento compartilhou sua experiência no projeto e destacou os profissionais que o ajudaram na sua trajetória.
A secretária Letícia Reichel destacou também os resultados obtidos no ano de 2023. "No ano passado, conseguimos a menor taxa de gravidez na adolescência dos últimos anos no município, 7,93%, número esse que é fruto de um trabalho árduo realizado pelo Programa Flor do Mandacaru".
Com o trabalho desenvolvido, é possível alcançar outros muitos objetivos de essencial importância: redução das taxas de mortalidade materna, perinatal e infantil, amparo à saúde mental dos adolescentes, fortalecimento do vínculo entre a população de Sobral e a rede municipal de saúde.
Finalizando o evento, a professora e doutora Ana Cecília Sucupira, que foi uma das precursoras do programa, apresentou as políticas públicas para o bebê, a criança e o adolescente implementadas inicialmente em Sobral.
Agora, com a publicação da cartilha, o modelo exitoso e o trabalho realizado com os jovens do município poderão servir de inspiração para outras cidades e, assim, colaborar para que os adolescentes possam ter um futuro próspero com oportunidades e possibilidades de escolhas. A publicação da cartilha contou com o apoio da Rede Urban 95 e da Fundação Van Leer.