Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu continuidade à imunização contra a Covid-19, na última sexta-feira (09/04), na comunidade quilombola de Jardim, no distrito de Patriarca. 34 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Antes, no dia 31 de março, 11 moradores receberam a vacina. No total, foram beneficiados 45 membros de 26 famílias da comunidade, que é acompanhada pela Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas).

“Foi uma grande alegria ver a satisfação do povo quilombola sendo vacinado. Isso mostra o reconhecimento e a alteração das relações desiguais historicamente estabelecidas, como também é uma reparação racial e social, em meio à crise sanitária que o Brasil passa. Este processo de imunização é um marco na garantia dos direitos humanos dos povos e comunidades tradicionais quilombolas. Levantamentos da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Rurais e Quilombolas (Conaq) demostram o alto índice de letalidade da população quilombola por Covid-19”, afirmou o coordenador dos Direitos Humanos da Sedhas, Chiquinho Silva.

No último dia 7 de abril, a Coordenadoria dos Direitos Humanos da Sedhas, com as lideranças quilombolas Luzinete e Deolina Faustino, realizaram a requalificação cadastral das famílias do território quilombola, processo importante para o fortalecimento do aquilombamento dos moradores.

Facebook