Integrando as ações da XIII Semana do Bebê de Sobral, a Secretaria da Saúde realizará, na próxima terça-feira (23/05), a palestra “Prematuridade: estratégias de prevenção, cuidado e rede de apoio“, com a pediatra Juliana Pinto e a obstetra Priscila Queiroz, ambas profissionais lotadas na Estratégia Trevo de Quatro Folhas. O encontro acontecerá no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, às 14h, e tem como público-alvo profissionais da rede de Saúde do município.
De acordo com a gerente da Estratégia, Flora Lia, a participação desses profissionais é de extrema importância devido ao crescimento do número de partos prematuros no município. "O número de partos prematuros vem crescendo de forma assustadora em Sobral e no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 6 bebês prematuros nascem a cada 10 minutos, portanto trabalhar este tema é de fundamental importância para sensibilizar todos os nossos profissionais acerca de estratégias de prevenção da prematuridade, os cuidados com RN prematuros após o nascimento com o intuito de minimizar danos ao desenvolvimento psicomotor e apresentar a Rede de Atenção a este público aqui em Sobral", destacou.
Flora reforça que a prevenção da prematuridade se inicia antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar, seguido do acompanhamento pré-natal adequado, um parto seguro, de qualidade e humanizado, sem impacto para a saúde da mulher e do recém-nascido. "Nós, que compomos o Trevo de Quatro Folhas, temos como um dos nossos enfoques trabalhar essas diretrizes e cuidar da saúde materno infantil sobralense", destacou.
O momento contará ainda com a entrega do Selo de Quatro Folhas aos Centros de Saúde da Família de Sobral que não registraram óbitos materno, fetal e infantil evitáveis no ano de 2022.
XIII SEMANA DO BEBÊ DE SOBRAL
A XIII Semana do Bebê de Sobral contará com macro ações organizadas pelas secretarias municipais: serão seminários e outros eventos que darão foco aos desafios e soluções das políticas, trabalhando temas específicos.
Simultaneamente, nos territórios, acontecerão atividades intersetoriais, que envolvem Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros de Saúde da Família (CSFs) e outros, em programações coletivas. Além disso, as escolas públicas e privadas e as organizações da sociedade civil realizarão suas atividades individuais também.
Criada pela Lei Municipal 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia intersetorial para mobilizar sociedade e governo em prol da primeira infância. A programação é destinada a toda a população sobralense, especialmente à primeira infância, seus cuidadores (familiares), técnicos e gestores das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos.