A Secretaria da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), realizou, na última semana do mês de novembro, ações de educação em saúde e esclarecimentos sobre a saúde do homem, por ocasião do mês Novembro Azul, a partir dos Centros de Saúde da Família (CSF).
As ações ocorreram no Abrigo Institucional, situado no bairro Alto do Cristo e em uma empresa, situada no bairro Coelce. Foram realizadas palestras sobre prevenção do câncer de próstata, exames de PSA, verificação de sinais vitais e testes rápidos para verificação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Profissionais de saúde dos respectivos CSFs, Residentes de Saúde da Família e o GT de Arte e Educação da ESP-VS conduziram as ações que primaram pela sensibilização ao autocuidado da população masculina que esteve presente.
A abordagem, através de metodologia que promove uma aprendizagem significativa, utilizada sobretudo pelo GT de Arte e Educação, permitiu a socialização dos conceitos da temática, culturalmente conhecidos como tabus pela população masculina.