Amanhã, dia 4 de maio, ocorrerá em Sobral o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. Todos os Centros de Saúde da Família de Sobral irão abrir excepcionalmente para imunizar todos os grupos prioritários.
Segundo dados coletados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até a manhã desta sexta-feira (03/05), 31,41% do público-alvo já havia sido imunizado. A meta do Ministério da Saúde é aumentar bastante essa porcentagem no fim de semana.
“Durante toda a campanha os Centros de Saúde da Família estão intensificando as ações para garantir 100% da cobertura vacinal. Todas as campanhas de vacinação tem grande impacto na saúde pública do município. Em 2019 a vacina contra a gripe é trivalente, protegendo contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017”, lembrou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.
O grupo das crianças é o grupo prioritário com a maior taxa de vacinação até o momento com 64,38% da meta, seguido pelas gestantes (62,17%), puérperas (34,81%), idosos (34,19%), pessoas com doenças crônicas (24,72%), professores (20,92%) e trabalhadores da saúde (14,03%).
Além desses grupos também podem se vacinar:
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
• População privada de liberdade
• Funcionários do sistema prisional
• Membros das forças de segurança (policiais e exército)
O município de Sobral tem como meta imunizar 53.273 pessoas até o dia 31 de maio. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno. No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nos estados.