Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Desde a implantação do Fluxo Municipal de DIU de Cobre, em outubro de 2021, a Prefeitura de Sobral, por meio da Célula de Saúde da Mulher, já beneficiou 536 mulheres com a oferta de inserção do dispositivo.

O DIU de Cobre é um método eficaz para evitar a gravidez indesejada, com eficácia de até 10 anos, e pode ser utilizado também em adolescentes e em mulheres que não tiveram filhos. A inserção pode ser realizada em qualquer idade do período reprodutivo, sem prejudicar a fertilidade futura. Assim, é uma opção favorável a mulheres que desejam contracepção reversível, de alta efetividade, longa duração e livre de hormônios.

Conforme o Fluxo Municipal, instituído pela Célula de Saúde da Mulher, a paciente que desejar utilizar o DIU de Cobre deverá ser avaliada pela equipe do Centro de Saúde da Família (CSF), onde é realizado o exame de prevenção e é solicitada a ultrassom transvaginal (somente para mulheres que nunca tiveram filhos ou que possuem condições anormais). Com os resultados dos exames normais, os dados são enviados para a Célula de Saúde da Mulher, onde são reavaliados e, posteriormente, é agendado o procedimento.

“Sobral tem fortalecido a saúde da mulher por meio de ações efetivas. A ampliação do DIU de Cobre é uma importante ação de saúde pública, pois contribui para a redução da gravidez indesejada, contribuindo também para a redução da mortalidade materna e infantil. Trata-se ainda de uma prática contraceptiva segura e eficaz, que visa o bem-estar e a saúde reprodutiva responsável das mulheres”, salientou a gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro.

É importante ressaltar que existem casos em que as mulheres não têm indicação ao uso de DIU de Cobre, tais como: anormalidades uterinas, miomas, infecções sexualmente transmissíveis em recidiva, infecções inflamatórias pélvicas, mulheres com distúrbios de coagulação ou com câncer de colo uterino. Essas situações são avaliadas pela equipe do CSF e pela Célula de Saúde da Mulher, podendo ser desaconselhado o seu uso.

Para mais informações, entre em contato com a Célula de Saúde da Mulher no telefone: (88) 3695.4169.

Facebook