O jornal The Guardian, um dos mais importantes da Inglaterra, destacou a cidade de Sobral como modelo de redução da mortalidade infantil. A reportagem enfocou o projeto Mães Sociais (de apoio e cuidado às gestantes, puérperas e crianças) que resultou em uma redução significativa na taxa de mortalidade infantil.
“A ajuda prestada pelos serviços de saúde em Sobral cortou drasticamente a taxa de mortalidade infantil. Nos últimos anos, o número de mortes de crianças no município caiu de 46 para 21. Atualmente, Sobral tem a menor taxa de mortalidade infantil nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil”, destacou o jornal inglês.
Desde 2017, 95 gestantes, 461 recém-nascidos e 132 crianças são apoiadas por uma mãe social. Em Sobral, o projeto Mães Sociais é coordenado pela secretaria da saúde, como apoio da secretaria de direitos humanos, habitação e assistência social, através da estratégia Trevo de Quatro Folhas.
As Mães Sociais exercem um papel fundamental no cuidado às gestantes, puérperas e crianças, quando estas não possuem apoio familiar e necessitam de um apoio maior. Os resultados são obtidos com o acompanhamento das mães sociais, reduzindo riscos e auxiliando no cuidado em saúde.