Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Com as chuvas iniciadas neste mês de janeiro, a Unidade de Vigilância de Zoonoses e a Defesa Civil de Sobral alertam à população sobre os prejuízos do descarte incorreto de lixo em vias que, além de causarem alagamentos pelas ruas da cidade, ainda geram incontáveis focos para o aparecimento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima, apesar do mosquito poder aparecer durante todo o ano, no período chuvoso o aparecimento dele é mais propício. "Como há maior acúmulo de água, temos que ficar em alerta para evitar a proliferação do mosquito, principalmente dentro de nossas casas. Além das medidas já conhecidas por todos, a população deve ainda se atentar ao descarte correto do lixo, pois até mesmo um copinho de café descartável ou uma tampinha de garrafa pet podem ser possíveis casas para o mosquito”, frisou.

O alerta do coordenador da Defesa Civil, Rinaldo Nogueira, é o mesmo: o descarte incorreto segue sendo o grande vilão do período chuvoso. “A Defesa Civil sempre alerta à população sobre o descarte correto do lixo. Sobral possui um grande problema com isso e, nessa época, é comum encontrar bocas de lobo obstruídas, o que causa um grande acúmulo de água e até mesmo inundações pelas ruas da cidade”, afirmou.

A Prefeitura de Sobral oferece um calendário de coleta fixo para toda a cidade, que é feito pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, e também disponibiliza um número de atendimento exclusivo para coleta de itens específicos, como móveis antigos, que é o 0800 275 2325. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura realiza o trabalho de desobstrução das bocas de lobo pela cidade.

O descarte irregular de material em via pública é infração prevista na Lei Municipal nº 1789/2019 e crime ambiental, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98.

Facebook

Instagram

falasaudesobral

Vamos ouvir as sábias palavras do nosso amado Zé Gotinha?🌟 💉 Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje: vacine-se! Cada dose é um passo para um futuro mais seguro e saudável.

falasaudesobral

⚠️É sempre importante tomar precauções extras quando se trata de animais peçonhentos durante a época de chuva. Com as chuvas, esses animais tendem a procurar abrigo e podem acabar se aproximando das áreas habitadas. 🔴É fundamental manter quintais, jardins e áreas ao redor da casa limpos, evitando acúmulo de entulhos, folhas secas e madeiras. Também é essencial inspecionar regularmente calçados, vestimentas e roupas de cama que estiveram em locais abertos. 🏥 Em caso de picada, é crucial buscar atendimento médico imediato e tentar identificar o animal agressor, pois isso facilita o tratamento.

falasaudesobral

👶 Hoje celebramos aqueles que trazem luz ao mundo! 🌟 Um grande obrigado a todos os obstetras pelo seu compromisso, cuidado e dedicação inabalável. Vocês são os guardiões da vida, guiando-nos com amor e expertise. 💖 Feliz Dia do Obstetra! 🎉

Bora reforçar os cuidados com a dengue e as arboviroses! A mensagem é leve, mas o assunto é sério. 😸 Cuide da sua casa e mantenha distante o mosquito da Dengue, ninguém merece esse inquilino, né?🏡

falasaudesobral

🏃 O Dia Mundial da Atividade Física é uma data celebrada anualmente em 6 de abril, com o objetivo de promover a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde e o bem-estar. 🚴🏽A atividade física regular traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Ela não apenas ajuda a manter um peso saudável, como também fortalece os músculos, melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e ainda contribui para o equilíbrio emocional, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão.

falasaudesobral

Nesta sexta-feira (05/04), serão realizadas as primeiras cirurgias ortopédicas em crianças com condições como o pé torto congênito e outras deficiências. Ao longo do mês de abril, 12 crianças serão beneficiadas com a ação, que representa um avanço significativo na oferta de cuidados especializados na região. As cirurgias serão possíveis graças ao convênio entre o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS) e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A cirurgia trará alívio da dor e desconforto físico, proporcionando à criança uma transformação no bem-estar não só físico, mas emocional e psicológico. Para o prefeito de Sobral e presidente do Consórcio Público de Saúde, Ivo Gomes, “criança é prioridade das prioridades. Não tem sentido nossa passagem pela vida pública se não pudermos aliviar o sofrimento das pessoas, especialmente das crianças”, enfatizou o gestor. Mãe da pequena Vitória Evily (9 anos), uma das primeiras pacientes atendidas pelo convênio, Amanda Vasconcelos expressou alegria pelo momento, “O sentimento é de gratidão por ter essa oportunidade. Não apenas eu, mas todas as mãezinhas estão se sentindo aliviadas, porque agora teremos uma chance para tornar a vida dos nossos filhos melhor”, disse. O convênio para viabilizar essas intervenções médicas foi oficializado na última terça-feira (02/04) em solenidade que reuniu autoridades locais e representantes das instituições envolvidas. Conforme o documento, o Consórcio Público de Saúde repassará à Santa Casa de Misericórdia R$ 225 mil para realização das cirurgias, entre outras açõe pactuadas A secretária executiva do Consórcio, Andrea Linhares, e a diretora-geral da Santa Casa de Sobral, Regina Carvalho, foram responsáveis por assinar o convênio. Ao todo, estão previstas a realização de 108 cirurgias até o fim de 2024, zerando a fila de espera pelo procedimento.

falasaudesobral

💙 Hoje, 2 de abril, celebramos o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, data que tem o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. 🤝🏻 Em Sobral, os estudantes da rede municipal de ensino contam com acompanhamento de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de receberem os cuidados dos auxiliares de serviços educacionais.

falasaudesobral

💙Neste mês de abril, celebramos duas importantes causas: o Abril Azul, que destaca a importância da conscientização sobre o autismo, e o Abril Verde, que foca na segurança do trabalho e na prevenção de acidentes. O Abril Azul nos convida a promover a inclusão e a compreensão em relação ao autismo, ao celebrar a neurodiversidade e ao apoiar aqueles que estão dentro do espectro autista. Já o Abril Verde nos lembra da importância da segurança no ambiente de trabalho, buscando prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

falasaudesobral

🏃 Praticar esportes regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde mental. A atividade física libera endorfinas, substâncias químicas no cérebro que atuam como analgésicos naturais e melhoram o humor, reduzindo o estresse e a ansiedade. Além disso, o esporte promove a sensação de bem-estar, aumenta a autoestima e melhora a qualidade do sono. ✔️Portanto, incentivar a prática de atividades esportivas é fundamental para o bem-estar integral das pessoas.

Continuando o nosso papo sobre o Março Lilás, a médica ginecologista e obstetra, Carla Macedo, fala da importância da vacinação para prevenir o câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao vírus. A vacinação contra o HPV é fundamental para a saúde, pois ajuda a prevenir infecções e complicações futuras. Ela está disponível na rede pública de saúde para meninos e meninas de 9 a 14 anos. É uma forma eficaz de proteger a saúde, reduzir o risco de câncer do colo do útero, verrugas genitais e outros problemas de saúde associados ao vírus.