Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Com as chuvas iniciadas neste mês de janeiro, a Unidade de Vigilância de Zoonoses e a Defesa Civil de Sobral alertam à população sobre os prejuízos do descarte incorreto de lixo em vias que, além de causarem alagamentos pelas ruas da cidade, ainda geram incontáveis focos para o aparecimento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima, apesar do mosquito poder aparecer durante todo o ano, no período chuvoso o aparecimento dele é mais propício. "Como há maior acúmulo de água, temos que ficar em alerta para evitar a proliferação do mosquito, principalmente dentro de nossas casas. Além das medidas já conhecidas por todos, a população deve ainda se atentar ao descarte correto do lixo, pois até mesmo um copinho de café descartável ou uma tampinha de garrafa pet podem ser possíveis casas para o mosquito”, frisou.

O alerta do coordenador da Defesa Civil, Rinaldo Nogueira, é o mesmo: o descarte incorreto segue sendo o grande vilão do período chuvoso. “A Defesa Civil sempre alerta à população sobre o descarte correto do lixo. Sobral possui um grande problema com isso e, nessa época, é comum encontrar bocas de lobo obstruídas, o que causa um grande acúmulo de água e até mesmo inundações pelas ruas da cidade”, afirmou.

A Prefeitura de Sobral oferece um calendário de coleta fixo para toda a cidade, que é feito pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, e também disponibiliza um número de atendimento exclusivo para coleta de itens específicos, como móveis antigos, que é o 0800 275 2325. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura realiza o trabalho de desobstrução das bocas de lobo pela cidade.

O descarte irregular de material em via pública é infração prevista na Lei Municipal nº 1789/2019 e crime ambiental, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98.

Facebook