De janeiro de 2022 até março deste ano, o Hospital Municipal Estevam Ponte realizou 2.092 cirurgias (gerais, otorrino e ginecologia), sendo 443 só em 2023. A unidade hospitalar foi (e segue sendo) um dos grandes projetos do prefeito Ivo Gomes, nesta gestão, e os números representam a consolidação do primeiro hospital público do município, que atende Sobral e região com com cirurgias eletivas de média complexidade e também maternidade, UTI, enfermarias clínicas e psiquiatria.
A pauta foi levantada durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (05/04), entre o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte, e os secretários Leticia Reichel (Saúde) e Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão), com os diretores do hospital, Maicon Fellipe (diretor-geral), Thamires Holanda (diretora-assistencial) e Samuel Aragão (diretor-técnico).
Além do ótimo resultado em cirurgias, o Hospital Municipal contabiliza mais de 11.500 atendimentos e procedimentos realizados. Destes, destacam-se 3.378 internações, 4.831 ultrassonografias e 856 partos. Também neste mesmo período, foram realizados 1.977 exames de tomografias, somando o total de 566 somente de janeiro a março de 2023. Ademais, em fevereiro, foram iniciados os exames de endoscopia e colonoscopia.