O grupo de práticas corporais da Rede de Atenção Integrada à Saúde Mental de Sobral (Raism) esteve, nesta quinta-feira (28/10), no Ginásio Poliesportivo Plínio Pompeu, realizando atividades físicas. O objetivo da atividade é melhorar a funcionalidade dos pacientes e apoiar a reabilitação psicossocial. Os participantes são acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sobral e se reúnem toda quinta-feira no ginásio.
No encontro desta semana, os participantes realizaram uma série de atividades lúdicas com o objetivo de melhorar aspectos funcionais, onde foram trabalhados o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais, tais como: lateralidade, agilidade, concentração e equilíbrio. As atividades foram realizadas em equipe, dupla e solo.
A profissional de Educação Física do CAPS II, Lidiane Almeida, destaca a importância desses encontros para a reabilitação dos pacientes. “O exercício físico na saúde mental traz diversos benefícios, como a melhora da cognição e o aumento da energia. Também reduz os níveis de ansiedade e estresse e aumenta a autoestima. Além disso, trabalhamos aspectos como a socialização, o lazer e a motricidade com o foco na reabilitação psicossocial”, explicou a professora.