Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Aconteceu, na tarde desta terça-feira (22/08), uma Educação Permanente em Saúde (EPS) com gerentes e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município. A EPS foi ministrada pelo técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Flávio Rêgo, e teve como objetivo capacitar os profissionais a identificar agrotóxicos e dialogar sobre os riscos da exposição.

De acordo com a gerente da Célula de Vigilância em Saúde Ambiental, Suely Torquato, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registra 20 mil mortes anuais devido ao consumo de agrotóxico. "Esse é um sério problema de Saúde Pública. A exposição aos agrotóxicos pode causar uma série de doenças, dependendo do produto que foi utilizado, do tempo de exposição e quantidade de produto absorvido pelo organismo. Importante considerar que não somente quem manipula com agrotóxico que está exposto, toda a população está suscetível a exposições múltiplas a agrotóxicos, por meio do consumo de alimentos e água contaminada. O programa VSPEA Sobral vem atuando através de realização de seminários e oficinas para profissionais de saúde e agricultores" explicou.

O momento fez parte de uma das ações propostas pela Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), que visa a execução de ações de saúde integradas, promoção à saúde, vigilância, prevenção e o controle dos agravos de doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos, estruturada por uma Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos VSPEA, formada pela Portaria SMS 021/SMS, de 4 de abril 2023.

Facebook