Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Estratégia Trevo de Quatro Folhas, em parceria com a Célula de Vigilância Epidemiológica (Vigep) e com o Centro de Referência em Infectologia (Cris), promoveu, na última quinta-feira (05/10), um seminário sobre a sífilis adquirida, gestacional e congênita.

O momento teve como público-alvo médicos e enfermeiros da rede, com o objetivo de melhorar a conduta sobre o diagnóstico e o tratamento da sífilis. A doença é uma infecção silenciosa, sexualmente transmissível, porém, é facilmente diagnosticada, possui tratamento e o medicamento é disponibilizado gratuitamente na rede de saúde pública.

O seminário contou com a contribuição de diversos profissionais: a gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Flora Lia, e as médicas Liana Rocha e Juliana Pinto explanaram sobre a sífilis adquirida, gestacional e congênita; a enfermeira da Célula de Vigilância Epidemiológica (Vigep), Juliana Pereira, destacou o cenário epidemiológico; e para finalizar, a enfermeira do Centro de Referência em Infectologia, Leiliane Christina, apresentou o fluxo de acompanhamento de criança exposta ou com sífilis congênita.

A infecção pode colocar em risco não apenas a saúde do infectado, como ser transmitida para o bebê durante a gestação; e o papel dos enfermeiros e médicos na Atenção Básica é fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis.

Facebook