Residentes em Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a preceptora do Sistema Saúde Escola de Sobral, Elzenita Alexandre, promoveram na manhã dessa quarta-feira (14/05), na Praça da Igreja do Patrocínio, onde ocorre os momentos de práticas corporais, uma ação de promoção da saúde no grupo de Práticas Corporais ‘Movimente-se: Viva!’
A ação “Por um SUS sem racismo” foi baseada nos 131 anos da Lei Áurea, que foi sancionada no dia 13 de Maio de 1888. A lei concedeu a liberdade a todos os escravos que existiam no Brasil. “Sabemos que o racismo ainda é muito presente no nosso cotidiano, por isso foi visto a necessidade de abordar essa temática com os usuários”, afirmou Elzenita Alexandre.
A ação partiu do conhecimento prévio dos participantes sobre a temática, na qual se mostraram muito conhecedores sobre o Racismo. A partir disso, abordou-se sobre o contexto histórico do racismo no Brasil e no Ceará, bem como as estratégias para combate e a relação do racismo com a saúde das pessoas.