Nesta quinta-feira (11/04), representantes do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) participaram do Seminário Abril Verde - Sobral. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), em conjunto com o Programa Trabalho Seguro do Tribunal, com o Sindicato dos Técnicos e Técnicas de Segurança do Trabalho do Ceará (Sintest-CE) e com outros parceiros.
A equipe do Cerest Sobral participou do segundo painel do seminário, que teve como tema: Atuação do Cerest, dos técnicos de segurança e dos cipeiros na prevenção de doenças e acidentes de trabalho. Durante o momento, foram abordados assuntos como a importância da prevenção de acidentes de trabalho e adoecimentos laborais.
O Movimento Abril Verde, iniciativa que busca conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade como um todo sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, surgiu como iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU), a fim de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado anualmente no dia 28 de abril.
O painel contou com a mediação da representante do Ministério do Trabalho, Edilene Valentim, e com a participação do gerente do Cerest Sobral, Fernando Mendes, do presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sintest), José Maciel da Silva, do professor e secretário-geral do Sintest, José Teles, da técnica de segurança do trabalho, Janaína Albuquerque, da enfermeira Elisângela Aragão, e do interno de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Washington Aguiar.