Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave
 
O neurocirurgião e secretário da Saúde de Sobral, Gerardo Cristino, participou na última terça-feira (29/10), no auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Simpósio Comemorativo dos 10 anos de criação da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do HGF, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao AVC.
 
No evento, Dr. Gerardo Cristino falou da importância da prevenção e do tratamento do AVC em Sobral, ressaltando que “em breve a cidade de Sobral será contemplada com uma unidade de AVC que vai atender toda população da região norte do Estado, através do Hospital Regional Norte (HRN). Essa é uma iniciativa do governador Camilo Santana”, afirmou Cristino.

O evento reuniu o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e representantes da direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará), além da direção e das equipes das unidades de AVC e Neurologia do HGF. Participaram também profissionais de saúde do Ceará e de outros Estados. Na ocasião, foi homenageado o primeiro chefe da Unidade de AVC, o neurologista João José Carvalho.

A importância da transmissão de conhecimento através das residências foi destacada pelo Dr. Cabeto: “Este trabalho que vocês estão fazendo reverbera gerações. Na verdade, o que fundamenta a qualidade é o centro formador de conhecimento”, ressaltou o secretário da Saúde do Ceará.

Cuidados:

O entupimento ou rompimento dos vasos que levam o sangue ao cérebro causam o AVC. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de recuperação.

Perda súbita da força muscular em um lado do corpo; formigamento/dormência em um lado do corpo; dificuldade para falar e/ou compreender o que se fala; perda visual repentina, particularmente de um olho apenas; tontura/vertigem e/ou dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça súbita, diferente de todas que a pessoa já sentiu, sem causa aparente, são sintomas do AVC.

Unidade de AVC do HGF:

O Hospital Geral de Fortaleza investe na reabilitação precoce por meio de uma equipe multidisciplinar. São médicos neurologistas, enfermeiros capacitados para tratar de AVC, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que monitoram, 24 horas por dia, 20 leitos de internação na Unidade de AVC do hospital.

O HGF foi o primeiro hospital público do Ceará a oferecer o tratamento a partir do trombolítico, um medicamento que dissolve os coágulos no cérebro e diminui em quase 50% as possíveis sequelas da doença, além de reduzir cerca de 30% a mortalidade.

Facebook