O município de Sobral conquistou o 5º lugar entre os 184 municípios cearenses com os melhores indicadores de saúde aferidos pelo Programa Cuidar Melhor. O resultado foi anunciado, nesta quarta-feira (16/03), durante solenidade de premiação do Programa Cuidar Melhor – edição 2021, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
“Nossa meta é repetir na saúde os resultados que o Ceará tem alcançado ao longo dos anos na educação, sendo referência no país. Parabenizo os nossos municípios pelo trabalho e agradeço a todos os prefeitos, secretários e profissionais da área pelo empenho em melhorar os índices na saúde”, disse o governador Camilo Santana.
Os indicadores da premiação, definidos a partir das prioridades do programa, são pactuados anualmente entre Estado, municípios e sociedade. Estiveram presentes, a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; a coordenadora da Vigilância em Saúde, Letícia dos Santos; e a gerente da Atenção Primária à Saúde, Rogeriany Lopes.
“A saúde pública de Sobral está de parabéns por esta premiação e por tudo que tem feito, principalmente na promoção da saúde e na prevenção de doenças da população. Parabéns a cada um dos profissionais”, ressalta a vice-prefeita de Sobral.
Por meio do Programa Cuidar Melhor, o Governo do Estado vai destinar R$ 11 milhões, que serão distribuídos aos 30 municípios que apresentaram os melhores desempenhos nos indicadores de esforço referentes ao ano de 2021.
Os municípios premiados deverão, em contrapartida, firmar parceria com um ou mais municípios com menores índices, preferencialmente da mesma região de saúde. O objetivo é o desenvolvimento de ações, em regime de cooperação técnica, que possibilitem a melhoria dos resultados.
Cuidar Melhor
Visando à melhoria dos resultados em saúde, o Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade. O programa busca avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.
O Cuidar Melhor envolve um conjunto de incentivos financeiros, capacitações e apoio técnico aos municípios e equipes de saúde associados a ações e resultados em indicadores de qualidade. Os indicadores são divididos em duas dimensões correlacionadas: esforço e impacto.
Os indicadores de impacto mensuram o alcance dos resultados estratégicos do programa, e correspondem àqueles definidos para o cálculo do Índice Municipal de Qualidade em Saúde (IQS), que é a base do repasse dos 15% de recursos financeiros oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Já os indicadores de esforço são a referência para a classificação dos 30 municípios no Incentivo Cuidar Melhor, que vai ocorrer anualmente.