Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) Dona Maria Eglantine Ponte Guimarães, do bairro Dom Expedito, realizou na tarde da última quinta-feira (12/09) uma ação de Ação de Educação em Saúde no grupo de Hiperdia. O objetivo do grupo é sensibilizar as pessoas quanto às suas condições de saúde, auxiliando assim na autonomia e autocuidado.

“Pode-se perceber através do diálogo participativo que as pessoas presentes no momento implicaram-se de forma positiva com as informações repassadas, identificando assim a necessidade de algumas mudanças nos hábitos de vida, resultante numa adesão maior aos tipos de tratamento, bem como numa melhora da qualidade de vida”, afirmou Angelisa Araújo, gerente do CSF Dom Expedito.

A atividade dessa semana iniciou com uma dinâmica e depois foi realizada uma construção compartilhada de experiências, saberes e dúvidas relacionadas às duas condições crônicas. Participaram da ação pessoas com condições crônicas, diagnosticadas com diabetes mellitus (DM) e/ou Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), além das comorbidades associadas.

“Existem portarias que estabeleçam critérios legais e válidos para a terapia grupal na atenção básica. Sabemos que existem resistências para essas práticas, muitas vezes por falta de informação, mas quando alguém participa de grupos em nossas unidades e tem a oportunidade de vivenciar tal experiência, a pessoa volta no próximo encontro, pois nossos profissionais tem empatia”, pontou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

Facebook