Na manhã desta quinta-feira (06/02), o Centro de Saúde da Família Dona Maria Eglantine Ponte Guimarães, do bairro Dom Expedito, realizou mais uma atividade de puericultura. No encontro foi abordado o tema "virose da mosca", que tem um índice elevado no início do ano devido a quadra chuvosa, que favorece o aparecimento da doença.
“Estão aparecendo muitos casos, por isso, resolvemos trazer esse tema tão importante para nosso encontro. Temos que cuidar da saúde de toda família, principalmente das crianças que são mais vulneráveis a contrair doenças”, afirmou Angelisa Araújo de Sousa, gerente do CSF Dom Expedito.
“Sabemos da importância de oferecermos a puericultura em todos os CSFs. Estamos sempre alertas para proteger nossas crianças contra algum agravo que possa interferir no desenvolvimento físico e mental”, pontuou Regina Célia Carvalho, secretária da Saúde de Sobral.
A virose da mosca é conhecida cientificamente como Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda e ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano.
PUERICULTURA
A puericultura é um trabalho voltado para pacientes com idade entre 0 a 5 anos de idade e se difere da consulta tradicional ao pediatra, aquela realizada quando há uma queixa específica. A consulta de puericultura é destinada à avaliação completa do paciente, desde a pesagem, capacidade auditiva e visual até o desenvolvimento neuropsicomotor.