Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Foi iniciada nesta terça-feira (04/08), em Sobral, a segunda fase da pesquisa de campo de soroprevalência, que utiliza o RT-PCR/Swab (teste de biologia molecular) capaz de detectar a presença do coronavírus. A pesquisa é promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Sobral e execução do Instituto Opnus. Nesta nova fase, serão realizados 800 testes na população. Na primeira fase da pesquisa, outras 800 pessoas passaram por testes rápidos e RT-PCR. O Objetivo da pesquisa é estabelecer o percentual de pessoas que foram ou estão contaminadas pelo vírus no município.

O RT-PCR é o teste de biologia molecular, que detecta a presença do vírus no paciente. Trata-se da coleta de amostras de secreção do fundo do nariz por meio da introdução de um swab (cotonete). As amostras para o RT-PCR não têm resultado imediato. Elas são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Ceará para análise e os resultados ficam prontos após alguns dias.

Em Sobral, o levantamento ocorre em 40 territórios. O sorteio das ruas aconteceu de forma aleatória e estatística, segundo a supervisora de campo da pesquisa de soroprevalência de Sobral, Maria Rosário Feijão Ximenes. Ao chegarem aos domicílios selecionados, mais uma vez é realizado um sorteio para definir a pessoa que passará pela testagem. 

“Utilizamos sorteios aleatórios para garantir estatisticamente a representatividade da população em relação a sexo e idade”, explica. Além da testagem, a equipe também aplica um questionário para os pesquisados, que inclui dados pessoais e socioeconômicos.

Facebook