Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

No dia 24 de abril ocorreu no Centro de Convenções de Sobral a VIII Conferência Municipal de Saúde de Sobral. O evento contou com a presença de dois palestrantes: Luiz Odorico Monteiro de Andrade e Gretha Leite Maia de Messias, ambos referência em Saúde Pública no cenário nacional.

A primeira palestra da conferência foi feita pelo médico e professor Odorico Monteiro. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas e ex-Secretário da Saúde de Sobral, ele lembrou a todos sobre o momento delicado que a saúde pública está passando. “Vivemos um momento crucial de defesa do SUS, dos Conselhos de Saúde e da revogação da Emenda Constitucional 95. Estamos na luta. O SUS é patrimônio do povo”, finalizou Odorico.


Em seguida, a professora Gretha Leite Maia de Messias, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará abordou o tema saúde como direito. “A realização de conferências na área da saúde amplia o princípio da democracia como um valor constitucional que também sustenta o próprio SUS. Nesse momento que eu venho para as conferências, que eu encontro com os conselhos da comunidade me ensinam muito, pois contribuem para o meu engrandecimento”.

Ainda em sua fala Gretha de Messias afirmou que “esse modelo de funcionamento das conferências com democratização facilitam que a gente replique essas ações e boas ações”, finalizou.

O evento seguiu o documento orientador da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que incentiva a mobilização e participação da população no debate em torno de quatro eixos fundamentais para o Sistema Único de Saúde no Brasil. No primeiro eixo foi debatido a "Saúde como direito"; no 2, a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); no 3, o financiamento adequado e suficiente para o SUS; e no 4, a composição, organização e funcionamento dos conselhos de saúde.

Na conferência foram votadas propostas que farão parte das discussões da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Fortaleza, dias 26 e 27 de junho, e na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 4 a 7 de agosto, em Brasília.
 
Em sua fala, o Secretário da Saúde de Sobral ressaltou que "a VIII Conferência Municipal de Saúde de Sobral mostra que em nosso município existe uma gestão participativa. Sabemos que o direito à saúde é um desafio conquistado através da 8ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em 1986, cujo relatório final serviu como base para a elaboração do capítulo sobre saúde da Constituição Federal de 1988 e resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), por esse motivo buscamos mostrar a representatividade de todos os segmentos, garantindo a legitimidade do evento como instância colegiada".

Facebook