O aumento da comercialização e consumo de agrotóxicos em Sobral e na Zona Norte foi tema do encontro da Comissão de Comissão de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) na última quarta-feira (17/05), no auditório da Secretaria da Saúde de Sobral. Dentre as decisões tomadas no encontro, foram acordadas programações com consumidores e capacitações para formação de multiplicadores de conteúdo sobre o correto manejo dos produtos.
De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Suely Torquato, o aumento do consumo faz necessário um controle mais atento do cenário. “Por isso, estaremos trabalhando com um fórum voltado para usuários e comerciantes, além das formações dos multiplicadores de conteúdos, buscando sempre a conscientização e educação sobre o uso de agrotóxicos”, destacou. O programa VSPEA atua visando à execução de ações de saúde integradas, compreendendo a promoção à saúde, à vigilância, à prevenção e ao controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos.
O encontro também discutiu a adoção de iniciativas integradas para dar continuidade e o aprimoramento de ações, além de favorecer a incorporação de novos subsídios às ações de saúde, voltados para o reconhecimento das intoxicações exógenas por agrotóxicos como um importante problema de saúde pública, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida e trabalho às populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos.
A comissão foi formada pela Portaria SMS 021/SMS, de 04 de abril de 2023. Estiveram presentes representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri),Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará(Ematerce), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE),, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador(Cerest), Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), Atenção Primária à Saúde (APS) e do Núcleo Hospitalar Epidemiológico.