Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A noite desta terça-feira (29/10) foi especial para Mayara Kewry Gomes Coelho, de 09 anos, aluna da Escola José da Matta e Silva e para mais 54 alunos da rede pública de ensino de Sobral que estiveram presentes no auditório da Faculdade de Medicina da UFC de Sobral e receberam da Secretaria da Saúde, através do Programa Saúde na Escola, óculos de grau de modo a qualificar o rendimento escolar e proporcionar uma maior qualidade de vida aos estudantes.

Emocionada a aluna Mayara Kewry discursou e contou um pouco como foi esse processo até receber seus óculos das mãos do secretário da saúde de Sobral, Gerardo Cristino. “Eu não enxergava muito bem, então a tia Suely me colocava na frente para me ajudar a ver. Após uma avaliação externa os professores viram minha dificuldade e me colocaram no processo para receber esses óculos”, contou emocionando os presentes.

Durante o ano de 2019 foram avaliados 24.846 estudantes, entre 06 e 17 anos de idade, matriculados nas escolas em adesão ao PSE. Destes, 311 foram encaminhados para consulta oftalmológica na rede de saúde de Sobral e 55 tiveram prescrição para uso de óculos de grau que serão fornecidos gratuitamente pelo Programa.

“O evento desta noite brindou um grande processo realizado nas escolas por profissionais de saúde que buscam identificar nos estudantes a existência de distúrbios de refração ocular que podem prejudicar o pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Sobral, Christianne Marie Aguiar Coelho, o secretário da Educação, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, gerentes dos Centros de Saúde da Família, diretores escolares e comunidade escolar.

PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças e adolescentes escolares. O PSE, de ofício, trabalha por adesão e escolhe quais escolas reúnem alunos com maior vulnerabilidade social. Contudo, em Sobral, por opção da gestão municipal, o programa já acompanha quase todas as escolas do município. As escolas criadas nos últimos dois anos ainda não são acompanhadas porque quando a prefeitura fez a adesão ao ciclo 2019-2020, elas ainda não constavam na plataforma do Ministério da Educação, mas em breve todas poderão ser acompanhadas. Além das 53 escolas municipais, o PSE também fez adesão a 01 escola estadual, também por opção da gestão. A ideia é que futuramente outras escolas estaduais também possam ser acompanhadas.  

Facebook