Nos dias 22 e 23 de dezembro, como parte da programação da Jornada Fazeres e Saberes na Saúde de Sobral, realizada pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, aconteceu o VI Seminário Territórios e Saúde em Foco, promovido pela Atenção Primária à Saúde (APS), por meio dos Centros de Saúde da Família (CSF) da sede e dos distritos de Sobral.
Na oportunidade, foram elucidadas as informações acerca da dinâmica dos territórios, tais como: distribuição etária da população, principais atividades realizadas em cada território, vulnerabilidades e potencialidades, sempre compreendendo e expressando que é no território que a vida acontece.
“Neste seminário foi apresentado o diagnóstico situacional de saúde dos territórios, que irá nortear os momentos de planejamento e organização dos serviços de saúde, conforme as condicionalidades de cada população. Foi um momento operacional, repleto de informações e valorização das ações realizadas nos territórios, que é vivo e cheio de diversidades”, destacou a coordenadora da APS, Larisse Araújo.
Além de docentes e discentes do Sistema Saúde Escola de Sobral, profissionais da rede de atenção psicossocial e especializada, gestores e trabalhadores da APS, também estiveram presentes representantes das secretarias municipais do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Segurança Cidadã (Sesec), da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Trânsito e Transportes (Setran).