Com o objetivo de intensificar os cuidados e alertar as mulheres sobralenses sobre a importância da prevenção e combate ao câncer do colo uterino, a Secretaria da Saúde de Sobral, por meio dos Centros de Saúde da Família (CSF), realiza ações descentralizadas de educação permanente e mutirões de exames de prevenção. No sábado (12/03), foram realizados mutirões nos CSFs dos bairros Sumaré, Cohab 2 e Coelce.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Sobral, Larisse Araújo, as ações e as palestras visam promover saúde e cuidado às mulheres. “Todos os CSFs têm ações de sala de espera com educação permanente, onde sempre tratamos de conscientizar a população sobre diversos temas ligados à saúde. Neste mês, acompanhando a campanha do Março Lilás, essas ações estão voltadas à prevenção do câncer de colo do útero. Nosso objetivo com essas ações é disseminar esse conhecimento por meio de palestras, roda de conversa e mutirões”, afirma.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo inteiro. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer do colo do útero sendo o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.
No Brasil, o câncer de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum, depois do câncer de mama e de colorretal. Atinge, em sua maioria, mulheres entre 45 e 49 anos de idade. A região Norte do país tem o maior caso de incidência da doença.
Campanha
O Março Lilás é um movimento que tem como objetivo impulsionar a conscientização sobre a prevenção e o controle do câncer do colo do útero, compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, bem como contribuir para a redução da mortalidade.