O tema faz parte da política do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da Saúde do Homem, e é aplicado nos Centros de Saúde da Família (CSFs) de Sobral em parceria com a Estratégia Trevo de Quatro Folhas. A consulta avalia o estado geral de saúde do pai/parceiro e fortalece os laços familiares com a inclusão dele em todas as etapas da gestação.
No momento do atendimento, conforme explica a gerente do CSF Pedrinhas, Soraya Costa, são levadas ao homem diversas informações. "Conversamos sobre a Saúde do Homem e sobre a relevância do acompanhamento deles nas consultas das gestantes. Nesse momento, também é ofertado aferição de sinais vitais, testes rápidos, solicitação de exames laboratoriais", explica.
Além disso, são solicitados os exames de rotina de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, testes rápidos, atualização do cartão de vacinas (conforme calendário nacional de vacinação), e feitas orientações sobre a gravidez, parto, pós-parto, amamentação e direitos do pai/parceiro.
De acordo com o gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Carlos Romualdo, o envolvimento consciente dos homens em todas as etapas do planejamento reprodutivo e da gestação pode ser determinante para a criação e/ou fortalecimento de vínculos afetivos saudáveis entre eles e suas parceiras e filhos(as). "A gestação é um momento ímpar para a mulher e todos os que convivem com ela, é cheia de significados e demanda uma série de ações. Ter o companheiro com ela é um passo importante na construção de um relacionamento afetivo de todas as partes", reforçou.