Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

O Centro de Referência Especializado da População em Situação de Rua (Centro Pop), unidade ligada à Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), está tomando as precauções necessárias para oferecer um melhor cuidado para a população em situação de rua, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). A Sedhas informa que o serviço será mantido em funcionamento por ser essencial à esta população.

Dentre as medidas tomadas, a unidade está fazendo o acolhimento dos usuários de forma a não aglomerá-los. Ao mesmo tempo, a equipe está oferecendo dicas de higienização das mãos e outras formas de prevenção. Outra medida que está sendo tomada é a sensibilização daqueles que têm moradia em Sobral para retornarem às suas casas, enquanto a situação se acalma.

“Sabemos que a população em situação de rua é mais vulnerável ao problema e temos recebido questionamentos sobre o que estamos fazendo para cuidar deste público. Alguns sugerem que o Centro Pop os retire da rua, mas é uma política que não podemos praticar. O que podemos fazer é dar orientações, manter o serviço aberto oferecendo as refeições, banho e sensibilizarmos para a importância do isolamento como forma de deter o vírus. É sempre importante lembrar que a estadia nas ruas é, na maioria das vezes, uma escolha da pessoa, provocada por conflitos familiares e também por questões socioeconômicas. A unidade não tem como obrigar os usuários em situação de rua ao confinamento”, informa a gerente de Proteção Social Especial da Coordenadoria de Assistência Social, Brígida Lima.

Facebook