Dentre as atividades que estão sendo desenvolvidas durante todo este mês em alusão à campanha Novembro Azul, o Centro de Saúde da Família (CSF) do Caracará realizou, no dia 12 de novembro, uma ação de doação de sangue em parceria com o Hemoce de Sobral. Ao todo, foram arrecadadas 32 bolsas de sangue na unidade.
A gerente do CSF, Suyanne Morais Bôto, contou que a ação serviu como estratégia para atrair a população masculina. “Tivemos entre doadores homens e mulheres, mas o momento foi muito importante para atrair a população masculina, que busca a unidade de saúde apenas quando está muito doente. Aproveitamos o momento para conscientizar sobre a importância do Novembro Azul, na prevenção do câncer de próstata", destacou Suyanne Bôto.
Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 55 anos de idade e portar um documento oficial e original com foto.
Novembro Azul
A campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Para prevenção da doença, estão, dentre outras, as seguintes recomendações: praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.