Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

 

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência em Infectologia (Cris), recebeu na última segunda-feira (09/05), um novo equipamento para teste rápido em pacientes com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) do Ministério da Saúde.

O equipamento PIMA CD4 é um sistema rápido para contagem absoluta de células CD4, baseada na marcação por fluorescência, em amostra de sangue Total (punção venosa ou digital), sendo essencial para estabelecer a imunidade de referência e avaliar resultados clínicos em pacientes com HIV.

De acordo com a gente do Cris, Sandra Flôr, a evolução da terapia antirretroviral ao longo dos anos proporcionou uma significativa queda na mortalidade por aids, redução da morbidade e aumento da expectativa de vida entre as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA). A despeito  dessa evolução, as PVHA com aids mantêm elevadas taxas de morbimortalidade. “Isso se dá tanto por infecções oportunistas (IO) e outras infecções, principalmente bacterianas”, destacou.

Ela explicou também que, devido a essas taxas da PVHA, Sobral está participando do Projeto Circuito Rápido da AIDS Avançada, que tem como objetivo priorizar a redução do tempo entre o diagnóstico, o início de profilaxias e o tratamento do HIV/aids e, assim, reduzir possíveis infecções oportunistas, a fim de diminuir a morbimortalidade.

Sandra reforça que o equipamento beneficiará os 55 municípios da Superintendência da Região Norte de Sobral atendidos no Cris. “Além do equipamento PIMA CD4, recebemos também testes Imunocromatográfico Rápido Visitect, LF-CrAg (sangue periférico),LF-LAM e o Antígeno urinário para histoplasmose, testes esses que fazem parte do projeto citado a cima”.Q

Facebook