Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), oferta, para Sobral e Região, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste na combinação de dois medicamentos em um único comprimido para impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

De acordo com o médico infectologista Michel Abdala (CRM/CE 13604 - RQE 7589), a PrEP bloqueia alguns dos caminhos para infectar o organismo. "Se o paciente tomar PrEP diariamente, a medicação impedirá que o HIV infecte o organismo. É importante ressaltar que o uso da medicação não descarta o uso de preservativos e outras formas de prevenção, uma vez que ele não é eficaz no combate a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e que tudo deve ser acompanhado rotineiramente por um médico responsável", destacou ele.

Michel destaca que a PrEP é indicada para a população em situação de maior vulnerabilidade e que tenha práticas de maior risco para infecção pelo HIV. “O método é usado principalmente por homens que se relacionam sexualmente com outros homens, pessoas trans e profissionais do sexo. Além disso, também é utilizada por parceiros sorodiscordantes quando o parceiro positivo não está com o HIV indetectável”, explicou Abdala.

Para usar a medicação, é necessária a indicação médica especializada. "O profissional conversará com o paciente, avaliará as situações e condições, indicará alguns exames e, se for observado que todas as indicações são favoráveis, o paciente começará a tomar a medicação. Na PrEP, a pessoa deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar a medicação gratuitamente a cada três meses", afirmou o médico.

A gerente do Cris, Sandra Flor, destaca que o Centro possui uma rede de serviços especializados, sendo a PrEP apenas um dos acompanhamentos que podem ser realizados no equipamento. “Esse método é muito importante pois seu uso correto reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV”, finalizou a gerente.

Facebook