A Secretaria da Saúde (SMS), por meio do Centro de Reabilitação de Sobral (CRS) Pedro Mendes Carneiro Neto, realizou, nesta terça-feira (16/11), um momento de conversa e acolhimento tendo como tema o Dia Nacional dos Ostomizados. O momento contou com depoimento de um ex-paciente e roda de conversa com pacientes que são acompanhados pelo equipamento.
De acordo com a gerente em exercício, Mayling Justo, a atividade é de extrema importância para combater o preconceito que ainda existe com o paciente ostomizado. Ela destaca, ainda, que atualmente 137 pacientes são acompanhados pelo CRS, sendo 112 de Sobral e 25 de outros municípios.
“É importante salientar que existem casos em que é possível a reversão, como o do nosso ex-paciente Alcir Silva Aragão, que esteve hoje no bate-papo compartilhando as vivências com os nossos atuais pacientes”, destacou a gerente.
Saiba mais:
Uma pessoa ostomizada é aquela que precisou realizar um procedimento cirúrgico para a confecção de um estoma, que se trata de um caminho alternativo de comunicação do corpo com o meio exterior, para tratamento de uma doença e com a finalidade de auxiliar na respiração, alimentação, saída de fezes ou urina.