Na tarde desta terça-feira (02/09), a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Infectologia de Sobral, promoveu um importante momento de planejamento de ações com o tema “Saúde Integral, Sexualidade e Diversidade”, voltado para a prevenção, o autocuidado e o acesso da população aos serviços de saúde.
A iniciativa teve como objetivo garantir uma saúde de qualidade e ampliar o acesso a insumos e serviços essenciais, como preservativos internos e externos, gel lubrificante, autoteste para HIV, PEP, PrEP e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O encontro contou com a participação de representantes de diferentes instituições e coletivos que fortalecem a rede de proteção e cuidado em Sobral: Rede de Atenção Primária à Saúde, Projeto Flor de Mandacaru, Estação da Juventude (SEJUC), Núcleo de Diversidade Sexual (SEDHAS), Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Sobral e Núcleo da Diversidade da Secretaria de Esporte.
De acordo com os organizadores, o momento reforça o compromisso do município em promover a saúde integral e garantir o acesso universal a políticas públicas inclusivas, especialmente para grupos em situação de maior vulnerabilidade.