Com o intuito de intensificar a participação social do público atendido pelo Centro de Atenção Psicossocial Damião Ximenes Lopes (Caps II), foi realizada a II Assembleia de Usuários, Trabalhadores e Familiares do Caps II, na manhã desta quarta-feira (30/3).
A assembleia tem como foco trabalhar a autonomia e protagonismo dos usuários do serviço, oferecendo um espaço de convivência e debate sobre o equipamento. A programação iniciou com uma ação intersetorial com a Secretaria da Segurança Cidadã, na qual foi realizada uma acolhida e a abertura do evento.
De acordo com o gerente do Caps II, Dimas Cavalcante, também foram convidados a participar representantes da família que viveram no imóvel onde hoje funciona o Caps Geral. Ele explica que tal ação teve como objetivo criar uma relação de pertencimento e afeto por meio de trocas de vivências dos antigos moradores e novos frequentadores. “Também foi realizada uma homenagem in memorian para a senhora Maria do Carmo Carvalho Arruda Coelho com a inauguração do espaço aberto que estamos utilizando para atendimentos, reuniões, eventos e atividades em grupo. Intitulamos de ‘Praça Dona Maria do Carmo’, lugar que está sendo utilizado para acolher e proporcionar estratégias de cuidado para todos os usuários do serviço”, contou Dimas. O momento também contou com a entrega de cactos personalizados com o nome da praça.
Profissionais e usuários realizaram a apresentação dos grupos terapêuticos que estão acontecendo de forma diária no CAPS Geral: grupo expressivo, grupo de mulheres, dois grupos de convivência, grupo de educação em saúde, grupo de práticas corporais, grupo de música, grupo de família e grupo de esportes. Nesse momento os usuários compartilharam as principais atividades e a importância dos grupos como recurso terapêutico.
“Encerramos a pauta da assembleia tratando sobre a luta antimanicomial e abrimos espaço para dialogar sobre o contexto histórico da reforma psiquiátrica. Na ocasião discutimos a programação da Semana da Luta Antimanicomial, que deve ocorrer em maio, e convidamos todos os participantes para a construção”, finalizou o gerente.