Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

regulação

A Central de Regulação de Sobral, célula da Coordenação de Vigilância do Sistema de Saúde, atingiu, no período entre 20 de junho a 31 de julho, o recorde de 11.050 agendamentos de exames e consultas. Tais procedimentos são voltados para a Atenção Especializada e são resultado da articulação do Núcleo de Acesso e Comunicação dos Usuários do SUS (NAC-SUS), Centros de Saúde da Família (CSF), além da integração das Regulações Odontológicas do município com a Central de Regulação.

Essa é a segunda vez neste ano que a Central de Regulação quebra o próprio recorde. O primeiro foi entre o final de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, quando foram realizados 10 mil agendamentos.

A gerente da Regulação, Mariana Prado, conta ainda que a Célula de Saúde da Mulher impactou positivamente nos números alcançados. “No âmbito da Saúde da Mulher, foram diversos serviços ofertados, dentre eles as consultas referentes ao Pré-natal de Alto Risco e exames, como Ultrassonografia Obstétrica e Mamografia, e a articulação entre as gerências possibilitou a extinção de várias filas, como a do Pré-natal de Alto Risco”, afirmou Mariana.

A Central de Regulação foi criada em 2019, com o objetivo de regularizar e agendar os pacientes inseridos nos Sistemas Informatizados de Regulação (SISREG e FastMedic); atualmente, é composta por um gerente operacional, seis médicos auditores, duas enfermeiras e oito operadores. Já o NAC-SUS, iniciativa da Prefeitura de Sobral que tem por finalidade realizar uma comunicação direta com os pacientes, conta com duas enfermeiras e três operadores responsáveis pelo envio dos boletos agendados e pela confirmação do comparecimento dos pacientes a consultas e exames.

O quantitativo crescente de agendamentos é reflexo do comprometimento dos profissionais que compõem o Sistema Municipal de Saúde de Sobral, bem como dos usuários dos serviços, tendo em vista a importância da participação social na formulação e execução de políticas públicas de saúde.

Facebook