Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

No próximo sábado (04/03), a Secretaria da Saúde, por meio da Célula de Saúde da Mulher, realizará um mutirão de exames de prevenção ginecológica (Papanicolau) e inserção de DIU de cobre, tendo como objetivo garantir a acessibilidade das mulheres aos serviços prestados. O mutirão será realizado das 7h às 12h nos Centros de Saúde da Família (CSF) da sede e dos distritos, e na Célula de Saúde da Mulher, localizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade.

O atendimento será realizado por demanda espontânea para exames de prevenção. Já para a inserção do DIU, a gerente de Saúde da Mulher, Suelem Dias, explica que é necessário levar alguns exames. “Qualquer mulher pode solicitar o DIU, mas precisa estar com o exame de prevenção atualizado nos últimos seis meses e, para o caso de mulheres que ainda não têm filhos, um ultrassom transvaginal, por isso quem tiver interesse deve buscar o Centro de Saúde da Família para informações específicas”, destacou.

O câncer de colo do útero é o 3° tipo de câncer que mais afeta as mulheres no mundo e o exame de prevenção ginecológica é o melhor e mais eficaz método para o diagnóstico precoce da doença. Em Sobral, a Secretaria da Saúde possui um fluxo organizado de Rastreamento e Seguimento do Câncer de Colo Uterino, garantindo às mulheres sobralenses o acesso e tratamento adequado.

Facebook