A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas ( CAPS AD), realiza serviços de tratamento para pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas. Os atendimentos remotos têm apresentado uma tecnologia de inovação em saúde e uma potente ferramenta de cuidado.
Em razão da pandemia do coronavírus no município, em março de 2020, o CAPS AD continuou realizando atendimento aos usuários já acompanhados e aos novos casos que chegavam. Houve necessidade de adaptações e reorganização para atender a demanda, visando prestar assistência adequada, respeitando as particularidades de cada caso e os riscos existentes.
“Uma forma de atendimento que iniciamos em 2020, mas que se intensificou no ano vigente foi de forma remota, pois tem contribuído para acesso dos usuários e familiares acompanhados pelo serviço. Realizado como parte do plano de contingência diante do período pandêmico”, explica Heliandra Linhares, gerente do CAPS AD.
No período de março a maio de 2021 foram realizados 488 atendimentos de forma remota, sendo 185 destes no mês de maio. Os atendimentos são realizados individuais por equipe multiprofissional, envolvendo as categorias de psicologia, serviço social, enfermagem, profissional de educação física, psiquiatra, além dos residentes da residência multiprofissional de saúde mental e psiquiatria. O suporte atende a usuários e familiares com comorbidades, idosos, acolhidos em abrigos, unidades de acolhimento, comunidades terapêuticas,pessoas que residem nos distritos e em outros casos que se fizeram necessário.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) é o serviço de referência e tratamento para pessoas com uso abusivo e problemático de álcool e outras drogas, serviço da Coordenadoria de Atenção Psicossocial.
Maiores informações, por meio dos contatos do CAPS AD: (88) 3611 1609 e (88) 992191828 (whatsapp) ou no endereço Travessa Raimundo Medeiros da Frota, 241, Campo dos Velhos.