Nos últimos anos, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) de Sobral vem realizando ações intersetoriais com vários dispositivos das redes de Atenção à Saúde e Socioassistencial, a fim de garantir e fortalecer o cuidado em rede.
Hoje, a aproximação do CAPS AD com os dispositivos intersetoriais garante a integralidade do cuidado através da colaboração da equipe multiprofissional, com apoio de residentes em saúde mental e psiquiatria.
Semanalmente, o Centro realiza ações nos Centros de Saúde da Família (CSF), no Hospital Dr. Estevam, Unidade de Acolhimento José Laert Fernandes Melo, Centro Pop, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Abrigo Institucional (Pop) e Centros Socioeducativos, além de atuar junto à Estratégia Trevo de Quatro Folhas.
Os serviços recebem o suporte dos profissionais do CAPS AD no apoio matricial, e em outras que demandam arranjos organizacionais que visam fornecer o suporte técnico-pedagógico em áreas específicas da saúde mental, com foco no uso problemático de substâncias psicoativas.
A articulação intersetorial potencializa a rede de proteção social, viabilizando contribuir para execução de ações efetivas e integradas no atendimento aos usuários de substância e suas famílias.