Uma iniciativa da equipe farmacêutica do Centro de Saúde da Família (CSF) Doutor Thomaz Correa Aragão, do bairro Sinhá Saboia, tem feito a diferença na vida dos pacientes: uma caixinha de remédios reciclada e personalizada ajuda pacientes idosos a não esquecerem a hora ou a dose do remédio que deve ser tomado.
No CSF Sinhá Saboia, onde nasceu a iniciativa, a caixinha é feita pelas farmacêuticas Samara Sousa e Elem Santana que, durante visitas domiciliares, identificaram uma grande quantidade de medicamentos vencidos ou utilizados em dosagens inadequadas, diferentes das prescrições médicas. De acordo com a gerente do CSF Flora Lia, esse fato acontecia com pacientes idosos portadores de doenças crônicas.
“As farmacêuticas descobriram que os idosos não tinham ajuda de familiares na hora da ingestão dos medicamentos, então eles tomavam como achavam que estava correto, observando na maioria das vezes somente a cor e tamanho do medicamento. Então para ajudá-los, elas criaram esta caixinha, com divisórias, facilitando a separação dos medicamentos e uma tabela que ensina com figuras que identificam: manhã, tarde e noite”, explicou Flora.
Com a aceitação por parte dos pacientes, a prática vem sendo adotada nos Centros de Saúde do município. As caixas são feitas pelos profissionais dos CSFs com material reciclável, sendo eles, muitas vezes, as caixas em que chegam as medicações. A distribuição é feita de acordo com a identificação da necessidade por parte das equipes. “A maioria é entregue a pacientes com dificuldade de leitura, como idosos, e que moram só ou não têm apoio para ajudar a identificar qual remédio tomar em cada momento”, finalizou a gerente.