A Banda Tons & Ritmos, da Rede de Atenção Psicossocial de Sobral (RAPS) foi classificada no resultado final da chamada pública “Projetos/Coletivos de Geração de Trabalho Associativo e da Cooperação na Perspectiva da Economia Popular e Solidária desenvolvidos no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial: Reabilitação Psicossocial como Cidadania”.
A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, reconhece e apoia projetos que fortalecem a autonomia, a inclusão social e a geração de renda de pessoas acompanhadas pelos serviços da RAPS.
Criada no âmbito da saúde mental de Sobral, a Banda Tons & Ritmos, formada por usuários e profissionais da RAPS, utiliza a música como ferramenta de reabilitação psicossocial, expressão artística e fortalecimento de vínculos comunitários. O grupo é reconhecido por suas apresentações em eventos culturais e de saúde, levando arte, alegria e inclusão por onde passa.
Além da classificação da banda, também foram aprovados mais dois projetos: “Artecura: arte como articuladora de cura e inclusão social” e “Grupo de Mulheres Magnólia”, contemplados na categoria de cadastro reserva, reafirmando o compromisso e a criatividade das ações de reabilitação psicossocial desenvolvidas em Sobral.
Essa conquista reforça o papel do município como referência nacional em saúde mental, valorizando o protagonismo dos usuários e a potência dos projetos coletivos na construção de uma sociedade mais justa, solidária e cidadã.