No mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, a Prefeitura de Sobral, por meio da Célula de Saúde da Mulher, da Secretaria da Saúde, realizou uma programação especial para ampliar o alcance das informações e serviços ofertados pelo município. Ao todo, foram mais de mil mulheres atendidas em diversos serviços, como mutirão de mamografia, exames de prevenção, palestras, rodas de conversa e atendimentos diversos.
De acordo com a gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Dias, além dos serviços ofertados ao público, profissionais da rede pública participaram de uma série de formações focadas na saúde da mulher, buscando o aprimoramento dos serviços oferecidos para a população. "E toda essa movimentação, apesar de intensificada, é permanente todo o ano", destacou a gerente.
Nos Centros de Saúde da Família é permanente a oferta de exames de prevenção (Papanicolau) e orientações sobre exames das mamas. "Quando algo de anormal é visto nesses exames, o Centro de Saúde da Família encaminha a paciente para uma consulta especializada", explicou Suelem. "É também nos Centros de Saúde da Família que as mulheres podem solicitar a avaliação para a implantação do DIU".
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais como caroços fixos e, geralmente, indolores, percebidos pela própria mulher; pele avermelhada na mama, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou pescoço; saída anormal de líquido pelos mamilos.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal, sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.