A Unidade de Acolhimento João Laert Fernandes Melo recebeu, na sexta-feira (22/01), uma ação voluntária que iniciou um programa de rodas de conversa com os usuários e parceiros do equipamento. A atividade foi iniciativa da facilitadora de diálogos Bárbara Aragão, com o objetivo de dialogar, conversar, trabalhar os limites de cada um e abordar emoções e razões.
Primeiro equipamento no segmento a ser implantado no interior do Estado do Ceará (dos 184 municípios, apenas Fortaleza oferece o serviço), a Unidade acolhe pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade e risco social. O serviço disponibiliza 12 vagas, destinadas a maiores de 18 anos (residentes em Sobral).
Funcionando em período integral (24 horas), a Unidade de Acolhimento tem caráter residencial temporário (duração máxima de 6 meses) e oferece acolhimento voluntário, garantindo ao usuário maior suporte e proteção social. A porta de entrada é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD).
No local, os usuários têm alimentação, atividades laborais e terapêuticas. Por meio de parcerias intersetoriais, são oferecidos também cursos de capacitação, entre outros serviços.