Missão:
Coordenar a política municipal sobre drogas, construindo ações intersetoriais na perspectiva da prevenção, tratamento, reinserção social, redução de danos a saúde e social, direitos humanos e cidadania, estudos, pesquisas e avaliações para a promoção da atenção integral a usuários, familiares e rede social envolvida.
Diretrizes:
Ampliação da oferta de serviços; criação e fortalecimento das ações de prevenção já existentes e construção de novas propostas de prevenção; capacitação profissional para o desenvolvimento de competências no âmbito da abordagem ao usuário de substâncias; articulação para a realização de projetos de reinserção social; apoio integral aos usuários de álcool, crack e outras drogas e seus familiares.
O QUE É REDUÇÃO DE DANOS?
É uma estratégia de cuidado às pessoas que utilizam substâncias psicoativas (drogas), considerando suas escolhas, seu meio sociofamiliar, suas vulnerabilidades e respeitando seus direitos.
QUE DANOS SÃO ESSES?
Danos causados pelo consumo abusivo e indevido de substâncias. Danos a saúde, a convivência familiar, social e perda de direitos.
QUEM PRECISA DE REDUÇÃO DE DANOS?
Pessoas que sofrem e tem problemas relacionados ao consumo de substâncias psicoativas.