A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA) realizou, nesta terça-feira (12/11), no Centro de Convivência João Laerte F. Melo, uma oficina de poda urbana. A ação foi ministrada pelo agrônomo Ricardo Barros.
 
O curso atendeu cerca de 20 pessoas e teve como objetivo capacitar os usuários do CAPS GERAL e AD para qualificação profissional e atuação no mercado de trabalho, de forma a atender as normas adequadas e a legislação ambiental em vigor. Após a formação, os participantes receberão autorização ambiental para atuar na atividade.
 
Os interessados na oficina podem entrar em contato com AMA por meio do número (88) 3613-1674, ou se dirigir até a sede da AMA, situada na Av. Euclides Ferreira Gomes, 435 - Coração de Sobral.

Na última terça-feira (12/11) o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), recebeu a assembleia ordinária dos usuários do serviço. Estiveram presentes também familiares e profissionais da unidade. O objetivo da assembleia é assegurar e propiciar espaço de participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos realizando essas assembleias toda primeira quarta-feira de cada mês, sempre no período da manhã. O momento é importante, pois propicia um espaço de participação social no SUS, onde todos têm o direito à fala para discutir e refletir”, lembrou Heliandra Linhares, gerente do CAPS AD.

A equipe da unidade aproveitou o momento para falar sobre a saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul, abordando sobre a prevenção ao câncer de próstata, câncer de pênis e higiene íntima masculina, os usuários participaram das discussões e puderam sanar suas dúvidas sobre os temas abordados.

O momento também contou com a participação da banda Tons & Ritmos tornando a reunião mais animada e descontraída.

O CAPS AD Francisco Hélio Soares, integrado à rede de saúde mental no ano de 2002, é um serviço de referência e tratamento para pessoas com uso abusivo e/ou problemático de álcool e outras drogas. A unidade é vinculado à atenção especializada, sendo um serviço-escola para as residências de saúde mental e psiquiatria.
O CAPS AD realiza em média 954 atendimentos mês, entre atendimentos individuais, coletivos, visitas domiciliares, acolhimentos, matriciamento, entre outras. Em 2018 a unidade realizou mais de 13 mil atendimentos.

Neste sábado (09/11) a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizará o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019, das 8 às 17 horas. O município contará com 35 postos de vacinação, sendo dois no distrito de Jaibaras e um no Aracatiaçu e os demais na sede.

A meta é vacinar 80% da população de cães. Em Sobral foram imunizados 9.000 cachorros, além de 8.750 felinos até o momento. O levantamento mostra que Sobral tem mais de 71 mil animais, sendo cerca de 36 mil cães e 35 mil felinos.

Os donos dos animais devem levar o cartão de vacinação, mas se não portarem o documento, eles recebem um novo. Mesmo quem vacinou no ano anterior, deve vacinar novamente para que os bichos continuem protegidos.

“A vacina é a única forma de garantir a proteção desses animais contra a raiva, que pode ser transmitida para humanos e tem alta taxa de letalidade”, explica Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

Cadelas e gatas prenhas devem tomar a vacina e animais doentes ou febris devem evitá-la. Os donos devem levar os bichos portando guia e coleira. Os cães de grande porte com temperamento agressivo devem usar focinheira.

A Gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Amanda Albuquerque Rocha, ressalta que a participação da população é fundamental. “A vacinação ocorre durante todo o ano, mas aproveitamos o período da campanha para intensificar a divulgação das ações e garantir a proteção dos animais”, ressaltou. Os animais com idade acima de três meses devem ser vacinados, exceto aqueles que estiverem doentes.

Pontos de vacinação:

CENTRO:
Prefeitura
CSF Centro
CSF Tamarindo
CSF Estação
Associação dos Moradores Santa Casa
Praça São João

PADRE PALHANO:
CSF Padre Palhano

SUMARÉ:
CSF Sumaré

DOM JOSÉ:
SASFS

VILA UNIÃO:
CSF Vila União
CRAS

CIDADE DR. JOSÉ EUCLIDES:
CSF T. Novos I
CSF T. Novos II

CONJ. HAB. DOM JOSÉ:
CSF Cohab III

NOVA CAIÇARA:
CSF Nova Caiçara

RENATO PARENTE:
Clube dos Calçadistas

VILA UNIÃO:
CSF Vila União
CRAS

CIDADE DR. JOSÉ EUCLIDES:
CSF T. Novos I
CSF T. Novos II

CONJ. HAB. DOM JOSÉ:
CSF Cohab III

NOVA CAIÇARA:
CSF Nova Caiçara

ALTO DO CRISTO:
CSF – Alto do Cristo (Maria Florêncio de Assis Romão)
CSF – Coelce (Dr. Grijalba Mendes Carneiro)
Colégio CIRÃO

JUNCO:
CSF Junco

CAMPO DOS VELHOS:
CSF Campo dos Velhos

PARQUE SILVANA:
Zoonoses

EXPECTATIVA:
CSF Expectativa

ALTO DA BRASÍLIA:
CSF Alto da Brasília

RECANTO:
CSF Recanto

PEDRINHAS:
CSF Pedrinhas

CAIC:
CSF CAIC

DOM EXPEDITO:
CSF Dom Expedito

CONJ. MONS. ALOÍSIO PINTO:
CSF Mons. Aloísio Pinto

SINHÁ SABÓIA:
CSF Sinhá Sabóia

COHAB II:
CSF Cohab II

BELCHIOR:
Academia DS FITNESS CLUBE

AIRES DE SOUSA:
CSF Jaibaras
Barragem de Baixo

ARACATIAÇU:
CSF Aracatiaçu

O MUNICÍPIO DE SOBRAL, por meio de sua SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE, tendo em vista que restou devidamente homologado o resultado final do processo seletivo regulado pelo Edital SMS 04/2019, conforme publicado no Diário Oficial do Município de nº 552 de 22 de maio de 2019, RESOLVE:

 I - CONVOCAR as candidatas abaixo transcritas, a comparecer a CGP - Célula de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde de Sobral-CE, situada na Boulevard João Barbosa, 776, no período de 13 a 20 de novembro de 2019, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h, para o procedimento de contratação.

  1. INFORMAR que as candidatas ora convocadas deverão efetuar o pré-cadastro no site da Prefeitura Municipal de Sobral, através do endereço eletrônico: http://precadastrorh.sobral.ce.gov.br e apresentar cópia da documentação abaixo elencada:

 

  1. CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  2. PIS;
  3. 01 Foto 3x4;
  4. RG;
  5. CPF;
  6. Título de Eleitor;
  7. Carteira de Reservista;
  8. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  9. Número de conta corrente no Banco ITAÚ;
  10. Comprovante de Residência;
  11. Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);
  12. Comprovação da titulação exigida no edital;
  13. Registro regular no conselho de sua categoria profissional;
  14. Certidão negativa de débitos da Fazenda Pública Municipal, Estadual e Federal.
  15. Ficha cadastral (ANEXO I) devidamente preenchida;
  16. Declaração de não acumulação ilícita de cargos, empregos e funções públicas (ANEXO II).
  17. Declaração de bens (ANEXO III);
  18. Declaração de bens apresentada Receita Federal.

 

Mais informações acesse o link: EDITAL SMS Nº 04/2019

 

A Prefeitura de Sobral realizou a implantação de um sistema Online de Regulação de Consultas e Exames em todos os Centros de Saúde da Família (CSF). Após a consulta médica, quando necessário, o paciente é encaminhado para uma consulta com especialista. A solicitação da consulta é avaliada pela equipe de médicos e enfermeiros reguladores da Central de Regulação que analisam cada caso e asseguram o acesso de acordo com a prioridade clínica, com agilidade e organização. O Centro de Saúde da Família tem uma pessoa responsável que junto com a equipe insere as informações no sistema online e comunica o usuário o seu local e data de atendimento com o especialista.