No início deste ano, Sobral recebeu três novas ambulâncias que irão renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação é fruto do esforço da Prefeitura de Sobral junto ao Ministério da Saúde e representa um investimento superior a R$ 500 mil na melhoria da assistência em casos de acidentes graves no município.

Os veículos são do tipo furgão, da marca Mercedes-Benz. As ambulâncias ainda estão em processo de emplacamento e, logo em seguida, serão disponibilizadas. Das três, duas são para suporte básico, para os casos menos graves, e contarão com condutor socorrista e um técnico de enfermagem. A terceira é uma unidade avançada (UTI), cuja equipe é formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro.

O Samu funciona em Sobral desde 2018, 24 horas. O serviço conta, ao todo, com 16 médicos, 7 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem e 12 condutores socorristas. São ainda 12 Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM) que atendem as ligações ao 192. Em 2019, o SAMU realizou 8.021 atendimentos.

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo regulado pelo edital SMS 13/2019, que estabelece as normas do Processo Seletivo Unificado para a seleção de candidatos aos Cursos de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família - RMSF e Residência Multiprofissional em Saúde Mental – RMSM, vem tornar público para o conhecimento dos interessados, o resultado final do certame, RESOLVENDO:

  1. Informar o deferimento parcial do recurso interposto pela candidata Hédina Rodrigues de Sousa, inscrita para a categoria profissional de Psicologia do programa RMSM, passando a obter 12,5 pontos na Avaliação Curricular.
  2. Informar que todos os demais recursos interpostos foram julgados indeferidos.

 

     Mais informações acesse AQUI:

Com a chegada do período chuvoso, o trabalho de combate ao mosquito se intensifica e a Secretaria da Saúde de Sobral reforça a necessidade de todos ficarem atentos e tomarem as medidas necessárias para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

"Há risco de contrair uma arbovirose durante todo o ano, no entanto, no período de chuvas, há maior acúmulo de água e temos que ficar alertas para evitar a proliferação do mosquito, principalmente dentro de nossas casas", lembrou Francisca Leite Mendonça Escócio, coordenadora da Vigilância à Saúde.

Os principais sintomas são febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas e ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Ao primeiro sinal, deve-se procurar o Centro de Saúde da Família (CSF) mais próximo ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

“Essa responsabilidade é de todos nós. Se cada um fizer sua parte, estaremos impedindo o avanço das arboviroses. Nossos índices são baixos, se comparados a outros municípios, mesmo assim, devemos continuar com esse trabalho intenso em todos os bairros e distritos de Sobral”, pontuou Regina Célia Carvalho, secretária da Saúde.

CUIDADOS

Cada pessoa é responsável e precisa dedicar semanalmente 15 minutos para fazer vistorias no seu imóvel, buscando eliminar, de forma correta, qualquer objeto que esteja acumulando água. Baldes, potes, bacias, tambores e outros recipientes que guardam a água de beber, e para outros usos domésticos, como a caixa d’água, devem ser limpos e vedados corretamente.

Outra dica é guardar garrafas sempre de cabeça para baixo e eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, é o caso de pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis.

 

 

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo regulado pelo edital SMS 13/2019, que regulamenta o processo seletivo unificado para a seleção de candidatos aos Cursos de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família - RMSF e Residência Multiprofissional em Saúde Mental – RMSM vem tornar público para o conhecimento dos interessados o resultado preliminar da terceira etapa do certame, constante da avaliação curricular, RESOLVENDO:

 

  1. Divulgar, em ordem alfabética, o resultado da terceira etapa da seleção, conforme relação contida nos ANEXOS I (Residência Multiprofissional em Saúde da Família) e ANEXO II (Residência Multiprofissional em Saúde Mental) do presente termo.
  2. Informar que será admitido a interposição de recursos contra o presente resultado preliminar, nos termos previstos no edital inaugural.  

 

        Mais informações acesse clique AQUI:

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, no uso de suas atribuições legais, vem tornar público para o conhecimento dos interessados, o resultado final do processo seletivo simplificado regulado pelo Edital SMS 15/2019, RESOLVENDO divulgar em ordem classificatória, o resultado final do processo seletivo simplificado, conforme relação transcrita no ANEXO deste termo, contendo o módulo, o nome do candidato, pontuação final e a situação.

 

       Mais informações acesse AQUI: