Para comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), que ocorrerá no próximo dia 4 de outubro, a coordenação da Atenção Primária à Saúde de Sobral realizou um momento especial durante a reunião mensal de ACS em reconhecimento ao trabalho realizado pelos agentes, integrando os serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

“O objetivo dessa comemoração foi integrar os ACS a toda a equipe da estratégia saúde da família, parabenizando por sua atuação histórica junto à comunidade e melhorias nos indicadores de saúde da população sobralense”, afirmou Suelem Monteiro, gerente da Atenção Primária.

O momento contou com a participação do Grupo de Trabalho de Arte e Educação Popular em Saúde, da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, que utilizou música e apresentação de cordel para animar os 437 ACS que atuam no município. No final do evento foi apresentado um vídeo de homenagem aos profissionais.

O secretário da Saúde, Gerardo Cristino, comentou sobre a importância da categoria para a pasta. “O ACS tem o poder de transformar, através de orientações, a comunidade em que atua e por esse motivo merece toda nossa consideração. Através dele, temos informações sobre muitos agravos que atingem a população. Assim é possível determinar as condições de risco de doenças e direcionar a equipe para uma boa abordagem”, afirmou.

A data, instituída pela Lei nº 11.585/2000, homenageia o Agente Comunitário de Saúde, um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.