Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Por ocasião das comemorações alusivas ao Dia Nacional do Agente de Combate às Endemias e do Agente Comunitário de Saúde, data celebrada oficialmente nesta sexta-feira (04/10), a Secretaria da Saúde de Sobral parabeniza todos os profissionais que têm prestado um serviço de grande relevância à população sobralense.

“Temos muito a crescer e a fazer para sermos referência em saúde, mas isso vem acontecendo da forma esperada. Houve a redução da mortalidade infantil e do número de casos de arboviroses [dengue, zika, chikungunya]. O trabalho de todos vocês foi fundamental para que isso acontecesse. Contem conosco, pois precisamos muito do trabalho de vocês, continuem assim”, disse Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são algumas atribuições dos Agentes de Combate às Endemias a vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para a busca de focos endêmicos; realização de inspeção cuidadosa em caixas d'água, calhas e telhados; aplicação de larvicidas e inseticidas. Eles também orientam quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, atividades fundamentais para prevenir e controlar enfermidades como doença de Chagas, leishmaniose, raiva e tracoma.

Destaca-se, nos trabalhos desses agentes, a vigilância no controle das arboviroses, comprovada pelo bom desempenho nos indicadores, principalmente no que se refere ao efetivo controle no Índice de Infestação Predial que, atualmente em Sobral, está em 0,28%, levando em conta os mais de 108 mil imóveis inspecionados e tratados a cada ciclo bimestral.

Já os Agentes Comunitários de Saúde se destacam pelos trabalhos de cadastro individual, domiciliar e territorial, fazendo um elo entre o cidadão e o sistema de saúde pública. Eles realizam atividades programadas e de demanda espontânea; acompanham, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, sendo as visitas programadas em conjunto com a equipe da Estratégia Saúde da Família, considerando a classificação de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas com mais frequência. Esse trabalho faz diferença na melhoria dos indicadores de saúde, como é o caso da redução da taxa da mortalidade infantil que, em Sobral, está atualmente em 6,58, um dos menores registros da história do município.


“São esses profissionais, de um potencial brilhante, os responsáveis por promover ações de prevenção e educação em saúde junto à comunidade, e também de informar a população sobre os riscos das doenças, através das visitas aos imóveis e nas localidades, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida da comunidade, alertando, prevenindo e identificando os problemas de saúde do município”, ressaltou Francisca Leite Mendonça Escócio, coordenadora de Vigilância em Saúde. A coordenadora disse ainda que, “são profissionais que fazem da solidariedade o seu trabalho, e da comunidade a sua família. Parabéns pelo seu dia”, finalizou.

 

Facebook

Instagram

falasaudesobral

📌 A Santa Casa de Misericórdia de Sobral lançou, no dia 1° de março, a campanha "Minha Mama: Reconstruindo vidas de mulheres mastectomizadas", que busca oferecer suporte e promover qualidade de vida para mulheres que passaram pela mastectomia devido ao câncer de mama. A iniciativa visa disponibilizar consultas semanais, com cirurgiões plásticos, direcionadas à população dos municípios da região Norte do Ceará. 👩 Para participar, as mulheres interessadas podem entrar em contato com a Célula de Saúde da Mulher, por meio do número (88) 3695.4169 (ligações e whatsapp).

💜 Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Durante todo o mês, diversas ações são promovidas para conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, os sintomas e a prevenção. 👩‍⚕️ Bora saber mais sobre essa campanha? Fique atento às orientações e informações da médica ginecologista e obstetra Carla Macedo!

falasaudesobral

📣 Hoje (25/03), é celebrado a Data Magna do Ceará. Data que enaltece a abolição dos escravos no Estado, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil com a Lei Áurea. 🤝 Que possamos sempre valorizar nossas raízes e trabalhar juntos pela construção de um futuro melhor e igual para todos. 🤍 Refletindo sobre nossa história, valores e conquistas, fortalecemos nossa identidade cultural e social.

falasaudesobral

Está chegando a hora 🕘 💙 A IV Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista vai ser realizada entre 2 e 6 de abril. 🧩 Já estamos preparando uma programação especial para debatermos com a cidade. Participe você também! 😉 #PraCegoVer Legenda via texto alternativo

falasaudesobral

Hoje (24/03) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data importante para conscientizar a população sobre a gravidade dessa doença e necessidade de prevenção e tratamento adequados. A Tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa, que afeta os pulmões e pode causar a morte. A boa notícia é que ela tem cura e o tratamento é oferecido pelo SUS, de forma gratuita, num período de seis meses. Se identificar algum dos sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima, para iniciar o tratamento o quanto antes.

💛💙O Centro de Reabilitação de Sobral promoveu, nesta quarta-feira (20/03), um encontro com pacientes e familiares acompanhados pela equipe de estimulação infantil da unidade. 🐰Durante o momento, foi realizada a celebração de páscoa com os pacientes e a comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down. 📽️Confira os registros desse dia tão especial

O combate à dengue é um dever de todos! É preciso também ter atenção e cuidado nas construções, pois os tanques que acumulam água são local ideal para o criadouro do mosquito Aedes aegypti. A secretária da Saúde, Letícia Reichel, acompanhou os agentes de endemias em visita à construção de um imóvel. Confira! ▶️

falasaudesobral

A Célula de Saúde da Mulher realizará nesta quarta-feira (27/03), das 13h às 17h, um mutirão de biópsias mamárias para mulheres em investigação de câncer de mama. O objetivo desta ação é zerar a fila de espera das mulheres sobralenses para esse exame, promovendo mais agilidade nos agendamentos e no diagnóstico precoce do câncer de mama, garantindo assim o tratamento em tempo hábil. Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento via Regulação Municipal (Centros de Saúde da Família). Leia mais saude.sobral.ce.gov.br

💙 Na última quinta-feira (14/03), aconteceu, no Centro de Reabilitação, um encontro com pacientes colostomizados e seus familiares, em alusão ao Março Azul. O momento faz parte da campanha de conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, que ocorre durante este mês. 💙 Na ocasião, foi realizada uma acolhida com apresentação musical, café da manhã, atendimentos de ventosaterapia e roda de conversa sobre o câncer de colorretal e o cuidado em saúde aos pacientes colostomizados. 💙 O Centro de Reabilitação oferece um serviço de referência aos pacientes colostomizados, com prestação de assistência interdisciplinar, objetivando sua reabilitação, com ênfase na orientação para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança.

falasaudesobral

O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e busca garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que origina a síndrome. 🧬 A Síndrome de Down não é uma doença e sim uma condição genética inerente à pessoa. O amor não conta cromossomos! 💙

falasaudesobral

A saúde bucal desempenha um papel crucial no bem-estar geral, ao afetar a capacidade de comer, falar e sorrir. Além disso, problemas bucais podem influenciar a saúde do corpo como um todo. Portanto, o Dia Mundial da Saúde Bucal é uma oportunidade para destacar a importância de escovar os dentes regularmente, utilizar o fio dental, fazer visitas periódicas ao dentista e adotar uma dieta equilibrada para manter a saúde bucal em dia.

falasaudesobral

⚠️Atenção! Se liga no novo número de whatsapp da FARMES.

falasaudesobral

⚠️ Atenção! Participem da pesquisa e colaborem com essa iniciativa!

falasaudesobral

📢 A vacinação contra a Influenza (gripe) para o público prioritário já está disponível no nosso município! Não perca a oportunidade de se imunizar e garantir a sua saúde. Procure o CSF mais próximo e vacine-se! 💉👨‍⚕️ O público prioritário da campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

falasaudesobral

Bora entrar nessa trend❓ 💉 Em 2021, no início da vacinação contra a Covid-19, as redes sociais da SMS utilizaram referências de filmes, bandas e séries dos anos 2000, como Capitão América, Friends e Meninas Malvadas, para aproximar o público mais jovem da vacinação. ❤️ Mas nenhum deles foi tão icônico quanto o RBD! Quem lembra desse viral?

falasaudesobral

A Secretaria da Saúde (SMS), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde, promoveu, nesta quinta-feira (14/03), o I Fórum Regional de Vigilância, Manejo e Controle de Infecções Respiratórias Agudas (IRAs) no período invernal, com foco na saúde infantil. O evento contou com as palestras das médicas pediatras Juliana Pinto e Silvana Gomes, tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e gerentes de saúde para abordar estratégias eficazes no enfrentamento das IRAs, especialmente no período chuvoso, quando as crianças estão mais vulneráveis a essas condições. Durante o evento, também aconteceu o lançamento do movimento “Eu prescrevo vacina”, iniciativa essa que tem como intuito fortalecer entre os profissionais de saúde a rotina de recomendar a vacinação durante as consultas ou no momento de contato com o usuário. Leia mais em saude.sobral.ce.gov.br

falasaudesobral

⚠️ Atenção!